Na baía da Ilha Grande todavia encontramos muitas áreas ainda preservadas de Mata Atlântica. O desenvolvimento da região fez com que a pressão antrópica colocasse em risco a biodiversidade. Um dos fatores fundamentais é a maneira como se dá a interação entre homem e animal.
Quando o animal é visto como objeto e não compreendido como ser senciente (sente dor, medo, sofre), que está inserido em uma complexa teia de relações , é comum o homem ser responsável por desencadear ações de desequilíbrio. Neste sentido, disseminamos o pensamento de que animal não é coisa, de que seu bem-estar tem que ser garantido através da posse responsável e que assim contribuimos para a preservação da biodiversidade e a saúde ambiental como um todo (ex.: controle de zoonoses).


03 maio 2010

Exemplo de iniciativa e amor pelo meio ambiente

Aproveitando a visita da equipe do PRENAMA (Projeto de Proteção de Espécies Nativas da Mata Atlântica) à Ilha Grande, Andrea, a dona da Pusada „Tapera das Palmas“, marcou uma ação por lá. Ela é um expemplo daquelas pessoas que não só gosta muito de animais, mas também tem uma forte preucupação pelo meio em que vivemos. Inicialmente ela queria incluir seu cachorro no programa de castração, só que este infelizmente teve um problema de saúde muito sério e morreu dois dias antes da equipe chegar ao local. Andrea, que tem origem alemã e veio para Ilha ha três anos, não se deixou desmoralizar e mesmo assim organizou a ação e recebeu a equipe muitíssimo bem. Foram castrados vários animais, entre cães e gatos, mas a atuaçao da equipe do PRENAM não vai parar por aí. Estão planejadas outras visitas à região, para diminuir o crescimento populacional de animais domésticos na Praia das Palmas. Isto será alcançado a través de coscientização da comunidade em torno à questão e de muitas esterilizações dos animais que ja habitam este „portal para o paraíso“.

Devemos ressaltar a colaboração do pessoal das embarcações "N.Sra. de Fátima" e "Luar do Sul", que nos possibilitaram o deslocamento entre a Vila do Abraão e a Praia Grande das Palmas. Muito obrigada!

A próxima vinda à Ilha Grande está programada para os dias 13 e 14 de maio. Não deixem esterilizar seus animais domésticos (ou os dos vizinhos!). Sejam eles cães ou gatos, fêmeas ou machos – este é um gesto de amor pelos animais, respeito pela natureza e cuidado com a saúde pública. Informações na sede do Jornal O ECO (24-3361.5094), direto com a equipe (24-9841.9621) ou acesse o blog: www.PRENAMA.blogspot.com.

Verena Strauss
Publicado na edição de Abril do Jornal O Eco, Ilha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário