Na baía da Ilha Grande todavia encontramos muitas áreas ainda preservadas de Mata Atlântica. O desenvolvimento da região fez com que a pressão antrópica colocasse em risco a biodiversidade. Um dos fatores fundamentais é a maneira como se dá a interação entre homem e animal.
Quando o animal é visto como objeto e não compreendido como ser senciente (sente dor, medo, sofre), que está inserido em uma complexa teia de relações , é comum o homem ser responsável por desencadear ações de desequilíbrio. Neste sentido, disseminamos o pensamento de que animal não é coisa, de que seu bem-estar tem que ser garantido através da posse responsável e que assim contribuimos para a preservação da biodiversidade e a saúde ambiental como um todo (ex.: controle de zoonoses).


20 março 2010

Matéria publicada no ECO Ilha Grande - março


Controle Racional de Animais Domésticos

Como vem acontecendo ha algum tempo, no terceiro fim de semana do mês de março a equipe do PRENAMA esteve novamente na Ilha Grande dando continuidade ao seu trabalho.
Devido à boa divulgação do projeto através jornal O ECO, desta vez o trabalho não só foi realizado na Vila do Abraão, como também no Saco do Céu. A moradora Jociane teve a brilhante iniciativa de organizar uma ação por aquelas bandas. Ela entrou em contato com a equipe (024-9841.9621), mobilizou a comunidade, organizou o espaço para serem realizadas as cirurgias de castração, orientou os donos e donas de animais como prepará-los e ainda auxiliou durante os procedimentos – PARABÉNS Jociane! Viu como não é nenhum “bicho de sete cabeças” contribuir para a saúde pública e ao mesmo tempo cuidar do nosso meio ambiente? São pessoas com este tipo de iniciativa que contribuem de uma forma muito positiva para melhorar o ambiente em que vivemos. Gaças à iniciativa da Jociane, vários cães e gatos foram castrados, entre outros uma gata que estava abandonada na comunidade e que “emendava” uma gravidez na outra, lotando a região de filhotinhos. Este foco foi controlado – OBRIGADA Jociane!
A intenção é continuar o trabalho iniciado na Vila do Abraão e no Saco do Céu e ampliar sua abrangência. Seja você também um(a) ativista ambiental, zelando pelo bem-estar animal e protegendo a biodiversidade deslumbrante que a natureza lhes oferece na Ilha Grande.
Entre em contato com a equipe 024-9841.9621 ou diretamente com o pessoal na sede do Jornal O ECO. A próxima ação se dará nos dias 16, 17 e 18 de abril.
Os custos para manter um animal são bastante elevados. Pense nisto antes de adquirir um bichinho de estimação ou permitir que este se reproduza. Não deixe de esterilizar o seu animal – seja macho ou fêmea – faça este favor ao animal e ao meio em que vivemos!
...e isto, só se o seu amigo não ficar doente, pois neste caso os custos são imprevisíveis!!!

Verena Strauss
Publicado na edição de Março 2010 do Jornal O ECO – Ilha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário