Na baía da Ilha Grande todavia encontramos muitas áreas ainda preservadas de Mata Atlântica. O desenvolvimento da região fez com que a pressão antrópica colocasse em risco a biodiversidade. Um dos fatores fundamentais é a maneira como se dá a interação entre homem e animal.
Quando o animal é visto como objeto e não compreendido como ser senciente (sente dor, medo, sofre), que está inserido em uma complexa teia de relações , é comum o homem ser responsável por desencadear ações de desequilíbrio. Neste sentido, disseminamos o pensamento de que animal não é coisa, de que seu bem-estar tem que ser garantido através da posse responsável e que assim contribuimos para a preservação da biodiversidade e a saúde ambiental como um todo (ex.: controle de zoonoses).


20 fevereiro 2010

Matéria publicada no ECO - fevereiro


Impacto ambiental causado por animais domésticos

Nos dias 18, 19, 20 e 21, deu-se andamento ao PRENAMA - Projeto de Proteção de Espécies Nativas da Mata Atlântica – que prevê, entre outros, a castração de cães e gatos em áreas de preservação.
A existência e a proliferação excessiva de animais domésticos nestas regiões é altamente nociva ao meio ambiente, à saúde da população e ao bem estar comum. Se a localidade vive do turismo como a nossa, o assunto é muito mais grave ainda, pois o turista passa a conviver entre cães e seus excrementos, estando exposto a agressões e por certo não terá vontade de voltar. Não haverá marketing que reverta este anti-marketing gerado pelo turista insatisfeito. No Parque Estadual da Ilha Grande, vários turistas já foram agredidos por cachorros, chegando até a prestar queixa na delegacia.
O turista extrangeiro que volta ao seu país com bicho geográfico (larva migrans cutânea transmitida pelo cocô de cachorro) por exemplo, enfrenta outro inconveniente: em muitos países não existe este parasita, por isto os médicos não conhecem os sintomas, fazendo com que os afetados passem muito tempo sem um tratamento adequado, podendo causar um problema ainda mais sério. Que belo souvenir, hein?
Nós necessitamos erradicar este problemão. Você pode e deve ajudar! Tanto na educação dos seus filhos, como conscientizando seus amigos e vizinhos sobre a posse responsável e o bem-estar animal. É importante que as pessoas tenham consciência de que quando elas assumem a posse de um animal de estimação, elas terão que responsabilizar-se durante muitos anos pelo seu bem-estar. Isto não se traduz somente em custos de alimentação, vacinação, consultas veteriárias, castração, tratamento anti-pulgas e outros cuidados, que variam entre R$ 100 a R$ 250 ao mês, mas também em outros cuidados. Elas devem saber, que tem que manter o seu animal em casa e para isto ter condições de espaço físico, dar carinho, garantir exercício adequado e ser responsável por ações cometidas pelo seu animal. Por exemplo, se o cachorro fizer cocô na praia, não é ele o responsável, mas sim seu dono.
Imagine este santuário ecológico que é a Ilha Grande, tomado por cães e gatos, suas ruas e praias infestadas de cocô e seus animais silvestres acuados e em parte extintos por conseqüência das agressões de animais domésticos.
Não vamos permitir que esta imagem se torne realidade – vamos atuar juntos para prezervar esta riqueza!
Com o sucesso que estamos tendo, o projeto (sobre o projeto já publicamos no o Eco 128) continuará sendo realizado a cada terceiro final de semana por mês, “fique ligado” e ajude a divulgar! Muitas pessoas já se envolveram neste trabalho, você poderá ser mais um. Nunca esqueça que só o trabalho conjunto muda um lugar, e nosso lugar tem que mudar urgentemente. Como está vamos para o poço!
Ao lado da equipe técnica que está à frente deste trabalho, um mutirão de pessoas não técnicas também é necessário para dar suporte, proporcionando mais conforto e atenção aos animais.
Você deveria estar aqui também, é uma experiência interessante e o que se aprende poderá ser útil em nosso cotidiano com os bichos.
Quase tudo o que a Prefeitura não resolve, nós podemos resolver com o nosso esforço, mas, temos que querer!
A próxima ação se dará nos dias 19, 20 e 21 de março. Entre em contato com a equipe (024-9841.9621) ou com a sede do jornal O ECO.

HOMEM / ANIMAL – Esta relação é o bicho!
Verena Strauss
Publicado na edição de Fevereiro 2010 do Jornal O ECO – Ilha Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário