Na baía da Ilha Grande todavia encontramos muitas áreas ainda preservadas de Mata Atlântica. O desenvolvimento da região fez com que a pressão antrópica colocasse em risco a biodiversidade. Um dos fatores fundamentais é a maneira como se dá a interação entre homem e animal.
Quando o animal é visto como objeto e não compreendido como ser senciente (sente dor, medo, sofre), que está inserido em uma complexa teia de relações , é comum o homem ser responsável por desencadear ações de desequilíbrio. Neste sentido, disseminamos o pensamento de que animal não é coisa, de que seu bem-estar tem que ser garantido através da posse responsável e que assim contribuimos para a preservação da biodiversidade e a saúde ambiental como um todo (ex.: controle de zoonoses).


17 dezembro 2010


Atividade na Brigada Mirim da Ilha Grande




O PRENAMA esteve nos últimos dias 20e 21 de novembro no Abraão trabalhando no âmbito educacional. Desta vez o foco do trabalho esteve voltado às atividades com os jovens brigadistas, da Brigada Mirim da Ilha Grande (http://www.brigadamirim.org.br/).


O PRENAMA propõe oficinas de conscientização atravéz da narrativa. O tema central é a relação entre homens e animais. Estas atividades exercitam formas de expressão como a escrita, a imagen, o discurso, a arte, entre outros.


A atividade com esta moçada animada e muito esperta foi de altíssimo nível. Ao trabalhar com diversos textos que tratam do nosso tema central, porém com diferentes enfoques, interpretamos idéias, discutimos questões polêmicas, formamos opiniões e até chegamos a questionamentos filosóficos do tipo: “para quê vivemos?”.

O produto desta oficina foi um "tapete de idéias" criado pelo grupo. Este foi produzido de maneira coletiva, unindo as percepções e idéias individuais de todos integrantes do grupo acerca de todos os textos trabalhados.

Esta oficina tem como objetivo maior criar e desenvolver ferramentas de comunicação, de forma que idéias possam ser transmitidas. No caso dos jóvens da Brigada Mirim, este instrumental serve para levar o conhecimento adquirido durante o treinamento de brigadistas ao maior número de pessoas, beneficiando assim toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário