Na baía da Ilha Grande todavia encontramos muitas áreas ainda preservadas de Mata Atlântica. O desenvolvimento da região fez com que a pressão antrópica colocasse em risco a biodiversidade. Um dos fatores fundamentais é a maneira como se dá a interação entre homem e animal.
Quando o animal é visto como objeto e não compreendido como ser senciente (sente dor, medo, sofre), que está inserido em uma complexa teia de relações , é comum o homem ser responsável por desencadear ações de desequilíbrio. Neste sentido, disseminamos o pensamento de que animal não é coisa, de que seu bem-estar tem que ser garantido através da posse responsável e que assim contribuimos para a preservação da biodiversidade e a saúde ambiental como um todo (ex.: controle de zoonoses).


19 outubro 2009

PRENAMA - Proteção de Espécies Nativas da Mata Atlântica


Apresentação
Fazemos parte de um grupo de pessoas interessadas em cuidar o meio ambiente e contribuir para que um ecossistema tão delicado e sensível, como o da região da Mata Atlântica, não seja prejudicado pela presença excessiva de animais domésticos. Este trabalho já vem sendo realizado nas áreas próximas ao Município de Paraty e Ilha Grande. Entre seus principais objetivos estão a defesa e preservação do patrimônio ecológico, a formação de cidadãos conscientes e participativos e o controle de zoonoses e doenças emergentes.
Além desses objetivos primordiais nós também estimulamos estudos e pesquisas com o objetivo de entender como a relação homem-animal se desenvolve nestes locais e o que isto implica na preservação ou degradação do meio. Ao longo do desenvolvimento das comunidades tradicionais brasileiras nesta região, podemos observar uma estreita ligação entre o ser humano e os animais por eles mantidos. Visto que estas comunidades muitas vezes vivem do turismo sustentável, que por sua vez é sensível aos valores da cultura local e a preservação dos ecossistemas naturais, vemos a necessidade iminente de criar novos tipos de interação e valores ao redor da relação homem-animal. Entendendo que para se formar cidadãos conscientes é preciso atuar de maneira sistemática com a população e na formação de multiplicadores.
Quando falamos sobre a preservação de fauna e flora, não se pode desconsiderar a questão que esta realidade traz consigo: mudança de conceitos e hábitos humanos e o bem-estar de seus animais domésticos. Pensando nisso, debruçamo-nos sobre diversas ações que envolvam os moradores destas regiões, especialistas das diversas áreas, o poder público das regiões atingidas, agentes de saúde e outros multiplicadores. Promovendo ações de consicentização da população, acompanhadas de campanhas regulares de castração, acreditamos acercar-nos de nossos objetivos.

Resposáveis
Milson Sousa Jr. - Méd. Veterinário
Verena Strauss – Gerenciamento de Projeto

Um comentário:

  1. Otima iniciativa!! Parabens!
    Sistemas tao frageis como a Ilha grande e Saco do Mamangua precisam da ajuda de voces!!
    Muito bom mesmo!!

    Tadeu Kobna
    www.kobna.com/yoganamontanha

    ResponderExcluir